[Especiais] Epopeia Brasileira

08:06

O Uruguai

Olá pessoal, hoje nós iremos falar sobre a mais influente epopeia brasileira: O Uruguai, de Basílio da Gama.

Essa epopeia não foi a primeira escrita em terras tupiniquins, mas foi a mais importante podemos assim dizer porque foi através dela que a literatura brasileira teve um gás e se iniciou, no século XIX começava aqui no Brasil o estilo literário Romântico, influenciando os românticos a utilizarem o índio como herói nacional, mesmo ele não sendo o herói propriamente dito da obra de Basílio, mas ele foi o primeiro a caracterizar o índio como ser humano, que ama, sente, logo não podendo mais ser considerado como um bárbaro.
Dois pontos que devem ser postos em consideração é que na época em que foi lançado O Uruguai teve uma repercussão imensa para os estrangeiros, tornando o autor um grande destaque na Europa, porém, aqui no Brasil ele só foi aproveitado e lido mesmo pelos cultos da época: escritores, doutores etc., por ser uma obra muito grande e pela população leitora no país ser mínima em comparação com as massas.

Quando se fala em epopeia automaticamente se lembra de Homero e suas grandes obras: Ilíada e Odisseia, e foram exatamente elas que influenciaram Basílio a escrever uma epopeia mesmo quando a população leitora no Brasil era mínima, a sua ideia era a de que a partir do momento em que um território possui algo que fale dos seus feitos passados ela poderia carregar o peso de ser uma nação, e foi exatamente com essa intenção de dar ao Brasil esse caráter que a obra foi escrita, sendo esta uma definição dos próprios românticos a fim de usarem esse livro para fomentar suas ideias e suas razões, porém os motivos reais foi que o Basílio tinha o objetivo de exaltar os feitos do Marquês de Pombal contra os jesuítas, e colocando neles a culpa da dizimação dos povos indígenas.

Outras epopeias foram escritas em nossas terras no mesmo período: Caramuru de Santa Rita Durão e Vila Rica de Cláudio Manoel da Costa, mas nenhuma delas alcançando as grandes massas e sendo rapidamente esquecidas e substituídas pelos poemas rápidos, pequenos e de rima fácil, que até hoje são aqueles que chegam e fazem a cabeça do povo brasileiro.

O que vocês acharam? Deixem aqui nos comentários.
Até o próximo post :*


22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

0 comentários

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥