[Resenha] Espada de Vidro

17:56

capa do livro espada de vidro
Foto: Aione Simões, do Minha Vida Literária.

ISBN-13:
 
9788565765947
ISBN-10: 8565765946
Ano: 2016
Classificação: 4.3 / 5.0

Vim hoje falar sobre “Espada de Vidro” o segundo livro da saga “Rainha Vermelha”, caso você não tenha lido ainda, fiz uma resenha sobre ele aqui no blog, clique aqui pra conferir.

Vai ser bem complicado falar desse livro sem spoilers, mas vou fazer um esforço ok? Aviso se aparecer algum spoiler ao longo do caminho.

O livro começa exatamente onde paramos em Rainha Vermelha, Mare está com o príncipe Cal, seu melhor amigo Kilorn, um membro da Guarda Escarlate Farley e o seu irmão que antes ela achava que estava morto: Shade.
Eles estão se encaminhando para um local seguro onde devem encontrar outros rebeldes e vermelhos assim como a família de Mare.
Até ai tudo bem, contudo, logo ao chegarem lá se deparam com um capitão um tanto assustador que prende Cal onde ninguém tem noção e que parece não confiar nem um pouco na garota elétrica. Mas Mare tem um plano.
Esse plano vai em torno de encontrar as pessoas da lista que Julian lhe deu com os sanguenovos  – vermelhos com poderes prateados – e Mare junto com o que parece muito sua gangue – Cal, Shade, Farley e Kilorn – vão em busca dessas pessoas.
O livro se passa em busca dessas pessoas e o que elas poderão fazer para mudar o mundo que eles vivem, encontramos novos personagens e obstáculos pelo caminho enquanto Mare tenta se proteger de mágoas do passado.
E é ai que as coisas começam a ficar confusas. Mare ainda é uma personagem forte – tanto pelo seu poder quanto pelos seus pensamentos -, mas ela se torna alguém irritante nesse livro na minha opinião. A garota passa o tempo todo com tanto medo de ser traída novamente que se fecha para todos e não confia em ninguém e ainda pior: parece se tornar uma pessoa fria que acha estar sempre com a razão. Tenho uma grande dificuldade de me relacionar com a protagonista e por muitas páginas do livro eu só queria dar um soco nela e fazê-la parar de ser tão... Cabeça dura.
Quem leu a minha resenha de Rainha Vermelha, sabe que eu senti certa dificuldade de conhecer os personagens por se passar no ponto de vista de Mare e apesar dessa dificuldade ainda estar lá, o segundo livro deu um pouco mais de espaço para gostarmos de outros personagens e conhecê-los melhor, claro que ainda reduzido ao que Mare achava deles. 
Vamos falar sobre o romance do livro: achei ele desnecessário. Entendo o que a autora está querendo fazer, contudo não sei se por conta das poucas cenas ou da situação que estavam passando – ou porque Mare estava sendo um porre – não consigo me pegar torcendo pelo casal ficar junto e realmente tento e não é porque gostaria que Mare ficasse com seu melhor amigo, pelo contrário, também não. Culpo apenas o fato que não consigo me apegar aos personagens. 
Gostaria de saber mais principalmente sobre Cal, ele é um personagem profundo, é um prateado ajudando vermelhos ainda preso aos seus princípios e paralelamente se apega a uma vingança contra seu irmão e agora rei, Maven. Contudo logo começa a lutar contra os seus sentimentos e pensamentos em torno de Mare e apesar de achar que o romance não é o ponto forte, as cenas deles juntos são sempre bem recebidas principalmente por causa do príncipe. 
Outro ponto no qual não gostei muito é a forma com as cenas de ação de passam, muitas vezes acabei ficando confusa com o estava acontecendo devo admitir que não quis reler porque apenas queria acabar o livro logo e às vezes as coisas pareciam acontecer do nada como se eu houvesse pulado várias páginas. PEQUENO SPOILER: A cena na qual Maven aparece e tortura Mare foi extremamente confusa para mim e a forma como ela é resgatada ainda mais confusa, mesmo no ponto de vista dela novamente sinto que se o livro fosse ficar melhor na telona do que dentro das páginas. FIM DE SPOILER.
Claro que não tem só pontos negativos. O livro é cheio de ação e não passamos nenhum momento parado, mesmo com Mare sendo uma garota que merecia tomar um tapa na cara para que pudesse parar, o plot é envolvente o bastante para nos fazer ficar grudado em cada página querendo saber o que vai acontecer em seguida. As surpresas vêm do nada e devo dizer que é uma das melhores coisas porque você nunca sabe o que vai acontecer no capítulo seguinte assim como os personagens foram ganhando espaço o bastante para você ter o seu favorito e os novos personagens são cheios de personalidade e te dá uma grande curiosidade para saber mais deles.
Mare se recuperar com dignidade no final e você consegue desculpar ela pelas suas atitudes e torcer novamente para que a heroína consiga seu final feliz, seja ele com Cal, Kilorn ou sozinha.
O segundo livro é com certeza melhor que o primeiro, torço para que a cada livro seja um melhor que o outro e o final como sempre foi surpreendente e mesmo que todo o livro tivesse sido ruim o que não aconteceu ainda assim faz você ficar ansiosa para o próximo.

Já leram Espada de Vidro? O que acharam? 
Até a próxima, pessoal ;*


22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

20 comentários

  1. Oi, Vitória!
    Só vejo comentários bons sobre esse livro, tenho que ler logo!
    Amei seu blog e tô seguindo aqui, visite o meu e se gosta, siga também! /^-^/
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Fanpage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Aline. Awwn. Obrigada. Vamos conferir o seu sim ;)

      Excluir
  2. Bom saber que esse foi melhor, já ouvi tantas opiniões negativas sobre o primeiro que até desanimei, vou esperar a resenha do próximo pra tomar a decisão final sobre ler ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Te entendo. Eu realmente não achei o primeiro tão bom quanto esperava, mas ele ainda é surpreendente e uma boa leitura. O segundo é ainda melhor e acredito que o próximo será melhor ainda também. Vamos torcer.

      Excluir
  3. Ei Vitória, eu não li esse livro ainda nem a Rainha Vermelha, mas gostei de conhecê-lo melhor através da sua resenha. Quem sabe um dia eu não anime e leia também. Acho a capa linda! Super interessante!
    Beijos, parabéns pelo texto!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te ajudei Tamara. As capas são realmente lindas. Obrigada :*

      Excluir
  4. Essa saga está na minha listinha, mas não consegui ler ainda!!!
    Adorei a resenha (mas pulei a parte do SPOILER! Obrigada pelo aviso! Rs)
    Um xêro.

    http://umadoseparaomeudia.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro. Odiaria estragar alguma coisa para alguém kkkkkkk Obrigada Prit :*

      Excluir
  5. Rainha Vermelha já ouvi falar, já a espada de vidro não. achei muito legal a resenha e os avisos.rsrs Deu vontade de ler, mas acho que é melhor eu ler o primeiro senão posso não entender alguma coisa não é? bjs
    www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. É obrigatório ler o primeiro antes kkkkkkk Que bom que gostou :*

      Excluir
  6. Oláá
    *Obrigada por avisar sobre o spoiler <3 kasokapskopa
    Ainda não li, mas qro muito e pela resenha vou me surpreender muito, mesmo tendo pontos negativos! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Eloísa.
      Kkkkkkk De nada. Não quero estragar esse livro para alguém porque as melhores partes são as surpresas.
      Com certeza vai se surpreender, apesar dos pontos negativos, é um bom livro.
      ;*

      Excluir
  7. Mesmo com esses defeitos que você apontou, você deu uma excelente nota né?! Sempre fico com medo de segundos e terceiros e quartos (...) livros. Medo de tudo desandar e ficar horrível hahaha. Não sei se conseguiria lidar com um romance desnecessário e a personagem sendo um tantinho irritante, além de coisas simplesmente acontecerem sem muito "preparo" pra isso... Embora com bastante ação e coisas surpreendentes, sei que esses pontos negativos fariam com que eu não gostasse MUITO do livro pois já tive experiências parecidas :/

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente meu ponto. Apesar de vários pontos não terem me agradado, não posso deixar de destacar que ele é um bom livro, que nos surpreende - o que as vezes é difícil de fazer -. Além do fato que ele é um segundo livro que foi melhor que o primeiro e o segundo livro em uma saga e esses sempre são normalmente os piores HUASHAUSHAU Apesar dos pontos negativos, os pontos positivos fazem dele um livro com uma boa escrita e com algo a contar que nos mantém lendo.

      Excluir
  8. Acho linda a capa de Rainha Vermelha mas não fazia ideia do enredo. Muito menos que tinha uma continuação.

    Bem interessante sua resenha, deu pra ter uma boa noção do que se trata e se vale a pena ler.

    E obrigada pelo aviso de spoiler.

    Beijos <3

    Escrevendo Sobre Tudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mesmo maravilhosa. Tenho uma quedinha por ela HAUSHAUSHAU. Que bom que te ajudou ;*

      Excluir
  9. Oii, acredita que ainda não li a Rainha Vermelha?? E confesso que estou ficando bem curiosa para começar e também para ler esse livro de continuação. Mas gostei da sua resenha.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Devia ler, mas sem pressa, tome o seu tempo para não acabar lendo cheia de expectativas como eu li primeiro HAUSHAUSHAU
      Obrigada ;*

      Excluir
  10. Olá,
    Adorei a resenha e estou louca para ler.
    Confesso que tenho muitas expectativas quanto ao livro e tenho receio de acabar me decepcionando.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vou te dar um conselho: abaixe as expectativas. Vai aproveitar muito mais o livro assim, mas não acho que vai se decepcionar não.

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥