[Especiais] Livros vs Filmes

by - domingo, agosto 21, 2016

capa-do-livro-e-do-filme-harry-potter-e-a-pedra-filosofal-da-autora-j-k-rowling

Olá pessoal!
Hoje eu to aqui para poder falar de um assunto que causa grandes polêmicas entre os entusiastas, sempre tem um lado que levanta a mão pro alto e grita "O LIVRO É SEMPRE MELHOR" e outro que bate no peito pra falar "ESSE FILME É MUITO MAIS EMOCIONANTE QUE O LIVRO". É extremamente comum para a gente estar em um dos lados, porém, esquecemos de pensar que ambos são tipos de arte completamente diferentes e que cada uma possui os seus atributos.
Vamos falar um pouquinho de cada uma delas:

Livros


Livros são uma das sete maravilhas do mundo, com apenas a imaginação, o autor é capaz de nos levar para qualquer lugar do mundo; qualquer mesmo, inclusive dentro de sua própria cabeça.

O ato de escrever muitas vezes excede aquilo que imaginávamos ser possível, com apenas palavras o autor consegue construir, reconstruir e destruir qualquer coisa que ele quiser, é uma arte que não depende de fatores externos.

O ato de ler brinca com a imaginação, somos convidados a pensar, raciocinar e reproduzir aquilo que estamos lendo dentro de nossa mente, assim como o autor tem liberdade para montar o texto da forma que quiser, nós temos a liberdade de pensar como quisermos, sendo guiados pelas palavras.

Ao ler, é possível nos identificarmos de forma extremamente profunda com os personagens, saber o que eles pensam, em cada situação, faz com que nos igualemos a eles.

E por último, mas não menos importante, a capacidade de nos fazer questionar e argumentar, ler diferentes tipos de livros agrega valores políticos, religiosos e até mesmo morais.

Filmes


Diferente dos livros, o cinema possui diversos recursos ao seu lado: imagem, som, texto, equipe e atores, um filme de grandes proporções nunca será feito sozinho no seu quarto durante a madrugada; uma boa equipe de produção consegue usar cada um deles a seu favor na hora de adaptar um livro para as telonas.

Ao vermos um filme, estamos vendo apenas uma impressão da estória. Claro que existem filmes que deixam espaços para serem preenchidos pelo espectador, mas querendo ou não, a predominância é da produção do filme.

Não existe nada melhor do que ver aquilo que antes você imaginou, você leu aquele livro com tanto amor e carinho e chegar no cinema e ver todo aquele mundo sendo transmitindo pra você é realmente impressionante, nesse quesito entra a questão de quando a gente acha ruim, e isso ainda vai continuar sendo somente uma opinião.

Ao chegar nos cinemas ou ligar o Netflix para assistirmos um filme, precisamos esquecer que ele veio de um livro e simplesmente nos deixarmos ser conquistados pela história, o filme nada mais é que uma adaptação e não uma cópia fiel do livro; aí aqui entra o quesito dos recursos que o cinema possui, porque ele tem recursos a mais para adaptar aquilo que está somente no texto.

Não podemos esquecer que muita das vezes o próprio autor participa da criação do roteiro para o cinema, então aquilo que estamos assistindo pode ser a sua real intenção em comparação com o livro, e se nós achamos ruim é simplesmente porque interpretamos de outra forma, e não existe absolutamente nada de errado nisso, porém, continua sendo somente a sua opinião.

E por último filmes adaptados de livros são, geralmente, produzidos para entreter, nada mais além de fazer com que milhares de fãs se reúnam para apreciar esse tipo de arte.

A intenção desse post não é defender ou atacar qualquer uma das partes, é só um resumo do porque a gente acaba atacando os filmes e uma maneira de encaramos ele de outra forma, existem filmes que eu detesto e que são uma adaptação de um livro, mas a partir de qual momento eu estou simplesmente sendo fã ou estou analisando a estória que foi construída unicamente para o cinema?
Me despeço de vocês hoje com essa pergunta, responde pra mim aqui nos comentários qual a opinião de vocês.
Até o próximo post :*

assinatura-da-blogueira-lor

You May Also Like

6 comentários

  1. Adorei, prefiro o livro, é mais detalhado e mais fácil de voltar.

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  2. Eu nunca digo que um é melhor que outro, até que eu leio o livro ou assisto o filme. Até por que cada caso é um caso, e não se deve generizar. E como você disse, ao assistir, deve-se esquecer que aquilo veio de um livro. Muitas pessoas acham que porque a ideia de fazer o filme ou série veio de um livro, que ele dever ser fiel. Um exemplo que todos vem atacando demais é Shadowhunters, que já tinha sido transformado em filme e não deu certo, e principalmente pela atuação dos dois principais e pelos efeitos atacam quase mais do que o filme, que já odiavam. Eu não tenho problema nenhum com isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente! É tão legal separar e analisar cada um dentro do seu próprio universo!

      Excluir
  3. A única adaptação que eu odiei foi Percy Jackson, os outros eu relevei até porque o filme nunca será igual ao livro. Muito bom o post, beijoos!
    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percy Jackson não é só ruim como adaptação... É ruim como filme mesmo kkkkkkkkkkkkkk
      Eu fui com minha família assistir e meu pai disse que foi o pior filme que ele já assistiu :'D

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥