Resenha: Cidade dos Etéreos, Ransom Riggs

14:00

capa-cidade-dos-etereos
ISBN-13: 9788580578904
ISBN-10: 8580578906
Ano: 2016
5-estrelas
Neste segundo livro, o grupo de peculiares precisa deter um exército de monstros terríveis, e a srta. Peregrine, única pessoa que pode ajudá-los, está presa no corpo de uma ave. Jacob e seus novos amigos partem rumo a Londres, cidade onde os peculiares se concentram. Eles têm a esperança de, lá, encontrar uma cura para a amada srta. Peregrine, mas, na cidade devastada pela guerra, surpresas ameaçadoras estão à espreita em cada esquina. E, além de levar as crianças a um lugar seguro, Jacob terá que tomar uma decisão importante quanto a seu amor por Emma, uma das peculiares.Telecinesia e viagens no tempo, ciganos e atrações de circo, malignos seres invisíveis e um desfile de animais inusitados, além de uma inédita coleção de fotografias de época — tudo isso se combina para fazer de Cidade dos etéreos uma história de fantasia comovente, uma experiência de leitura única e impactante.

Olá pessoal!
Hoje vamos falar do segundo livro dessa trilogia maravilhosa escrita pelo Ransom Riggs: Cidade dos Etéreos.
Quando eu li o primeiro livro, eu demorei a me entreter, o começo do livro era bem monótono e parado, nada acontecia e de repente tudo aconteceu ao mesmo tempo e o livro ficou incrível, nessa continuação o autor não nos dá tempo de respirar, é ação atrás de ação do começo ao fim.
Depois de quase terem sido capturados pelos acólitos no final do livro anterior, os pecualires deixam sua fenda temporal em barcos e adentram na realidade, em um primeiro instante o único intuito deles é se salvar e conseguir chegar em terra firme, ao longo da estória novas dificuldades aparecem e eles precisam fazer muito mais do que apenas sobreviver.


As crianças que não são nem um pouco crianças, diga-se de passagem precisam encontrar ajuda para que a sua ymbryne possa voltar à sua forma humana, pois está presa em forma de ave desde o encontro com os acólitos, porém, como fazer isso quando todo o mundo peculiar está sendo ameaçado e, de acordo com rumores, apenas uma das ymbrynes não foi capturada pelo inimigo? As crianças precisam agora deixar de ser pupilos e tem que partir nessa aventura a fim de ajudar sua protetora.
O que eu mais gostei nesse livro foi a exploração dos outros personagens, o primeiro livro é muito focado no Jacob e os peculiares são somente um pano de fundo para a construção de todo o enredo, nesse livro, todos eles são trazidos à tona, cada um deles tem uma participação especial e suas peculiaridades são colocadas nos holofotes. O que nos dá a chance de conhecer um pouco de cada um deles. 
O Jacob ainda é o personagem principal, durante todo o livro temos essa luta interior dele de "será que eu fiz a escolha certa?", claro que isso não o faz ser chato, é apenas uma consequência de entrar em um mundo fantástico, sair de seu tempo e se ver de repente no meio de uma guerra em 1940, deixaria qualquer um maluco, e a Emma está ali o tempo todo mostrando pra ele que ele só precisa ajudar a salvar a Srta. Peregrine e voltar para sua casa, causando ainda mais dúvidas nele.
Falando em Emma, conhecer um pouco mais dela foi incrível, ela é uma personagem muito forte, uma mulher com convicções, princípios e muito, muito teimosa.
Mas Lorraina, não tem romance?
Tem gente, tem sim, pode ficar tranquilo. Jacob e Emma estão juntos nesse livro, não é como se eles tivessem tempo para namorar ou algo do tipo quando estão tentando sobreviver e salvar a Srta. Peregrine, porém eles estão ali se apoiando e dando força um para o outro nessa missão. Ransom inseriu o romance de forma bem leve, é extremamente natural o relacionamento deles dois e o tempo todo você sente que é o certo.


As fotos que foram um grande diferencial do autor, continuam nessa estória e elas melhoraram mais ainda. Ransom chegou a dar uma entrevista dizendo que no primeiro livro, as fotos vieram primeiro e o inspiraram a escrever o livro, já no segundo, ele teve que caçar as fotos para que elas pudessem se encaixar em determinados pontos do livro e quando não encontrava uma perfeita, ele fazia algumas modificações para que a cena combinasse com a foto, e muita das vezes essa edição ficava muito melhor do que o que ele escreveu anteriormente. Elas criam todo um feeling na hora da leitura, como se o autor estivesse te desafiando a duvidar daquilo que ele está escrevendo "olha essas fotos, elas só provam que tudo é real".


Falando no autor, é incrível como ele evoluiu sua escrita de um livro para o outro, no primeiro livro temos muitas pontas soltas, perguntas sem respostas, quase como se o autor ainda não soubesse o que ia fazer com a estória, nesse livro ele é pontuado de certezas, a cada capítulo você sabe em qual estrada está caminhando, claro, tudo isso sem que você saiba o final antes do tempo. Ele me conquistou no primeiro livro, mas me ganhou mesmo nesse.
Preciso falar de outro ponto que foi perfeito nesse livro: a edição. A Editora Intrínseca caprichou nesse livro, ele é de capa dura com uma jacket, as páginas são grossas e amareladas como sempre, sem contar que no final do livro tem uma pequena entrevista com o autor e o primeiro capítulo do próximo livro já disponível. 

Enfim gente, esse livro é maravilhoso, não vejo a hora de ter Biblioteca de Almas em mãos para poder saber o que vai acontecer. E vocês? Já leram ou ainda estão na expectativa? Conta aqui pra gente.
Até o próximo post :*

22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Tenho que começar dizendo, que ainda não li nenhum da trilogia. Por mais que acho que o livro pode ser maravilhosos, eu não tenho muita empolgação para começar a le-lô. Acho que o gênero não está me motivando no momento, mas espero poder ler, em algum momento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guarda na lista e leia futuramente, de preferência quando tiver todos em mãos hahahahaha

      Excluir
  2. Oláá!
    Vou confessar: Não li nenhum da trilogia ainda, mas juro que não foi por falta de vontade hahah
    Até a edição desse livro me parece super linda!
    Apesar do gênero não ser meu favorito, parece que ele agrada mesmo os que não gostam haha ou to enganada?
    Adorei sua resenha, e suas fotinhos ficaram lindas!

    ♥beijos
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey!
      Sinceramente, eu adoro o gênero, então me agradou muito! Ele é um livro muito cativante, então acredito que você vai gostar sim!

      Obrigada ♥
      Beijooos

      Excluir
  3. Calma moça, eu ainda preciso comprar o primeiro livro! Isso é maldade com a pessoa desempregada que não ganha dinheiro aqui 😢

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha aproveita essa bienal e divirta-se ;)

      Excluir
  4. Já ouvi falar numa "maldição" do livro do meio, que seria o livro mais sem graça e tudo mais, mas pelo visto esse não é o caso. Se já começa cheio de ação, ótimo. E adorei o fato de que, embora tenha romance, seja bem colocado e coerente com a situação. Não aguento nomorico em meio a situações de vida e morte hahahaha.
    Amo quando a editora traz extras, pelo visto a Intrínseca arrasou mesmo. Espero que tragam mais edições nesse estilo.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! O meu maior medo com trilogias é exatamente esse, que o segundo livro seja uma completa encheção de linguiça para as coisas só acontecerem de fato no último livro, mas nesse não rola isso e me deixou muito feliz! Ransom Riggs arrasou demais!

      Sim, eles fizeram essa edição com tanto carinho, tiveram muita preocupação com o leitor sabe? Porque é muito gostoso abrir um livro e sentir que ele foi feito pra te agradar. To recomendando esse livro pra todo mundo! hahaahahah

      Beijoos

      Excluir
  5. olá tudo bem?

    Ainda não li nenhum dessa trilogia, mas a história me chamou muito atenção.
    não gostei da capa, mas o que vale é o conteúdo, vou ler, sua resenha está ótima beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa! Tudo certinho e você?

      A história é muito envolvente, vale muito a pena. Sem contar que é uma novidade, em meio a tanto livro que parece o mesmo, esse está se destacando.

      Obrigada ♥
      Beijoos

      Excluir
  6. Primeiramente, que fotos lindas!!! *---* "segundamente", ainda não li nenhum dos livros, mas tenho vontade, parece super interessantes, ainda mais depois de ler sua resenha, me deu mais vontade ainda! Adoro a forma que você escrever, super clara e objetiva ao mesmo tempo. Arrasou!
    beijos!
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  7. Acabei de comprar o primeiro livro da série e estou louca pra ler. Era um livro que estava na minha lista de desejos há muito tempo, mas nunca dava pra eu comprar... Finalmente consegui! Confesso que tive receio de ler o post, pois odeio spoilers e é inevitável soltar alguns qndo se fala em um livro que é continuação de outro! Rs. Mas prometo ler com calma tudinho depois que terminar a leitura do primeiro!
    Um xêro!

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  8. Estou com o primeiro livro aqui na minha prateleira esperando para ser lido. E fiquei a fim de furar a fila e le-lo logo pra poder ler o segundo.

    Bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  9. Quero ler o primeiro livro da série. Já está na minha lista.
    Ótimo texto, muito bom saber que o segundo livro é tão bom (ou melhor) que o primeiro.
    Logo sairá a adaptação para as telonas. Espero que consigam capturar a ideia do livro
    Abraços

    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ola! Gostei muito da sua resenha
    Acabei de ler o primeiro livro (faz uns 5 minutos k)e estava lendo em pdf é um pouco cansativo mais como acabou de lançar o filme quero ler todos os livros o mais rápido possível.
    Confesso que estou bem relutante com o filme pois vi varias resenhas do mesmo e todos dizem a mesma coisa muitas coisas mudaram no filme e estou tão fascinada com o livro fico com medo de ver o filme e não ser nada do que eu esperava.
    Bom tomara que o filme seja tão bom quanto os livros estão sendo pra mim.
    Bjos e um grande abraço.

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥