[Resenha] As Provações de Apolo: O Oráculo Oculto

by - sexta-feira, agosto 12, 2016

capa do livro o oraculo oculto
ISBN-13: 9788580579284
ISBN-10: 8580579287
Ano: 2016

Como você pune um deus imortal? Transformando-o em humano, claro! Depois de despertar a fúria de Zeus por causa da guerra com Gaia, Apolo é expulso do Olimpo e vai parar na Terra, mais precisamente em uma caçamba de lixo em um beco sujo de Nova York. Fraco e desorientado, ele agora é Lester Papadopoulos, um adolescente mortal com cabelo encaracolado, espinhas e sem abdome tanquinho. Sem seus poderes, a divindade de quatro mil anos terá que descobrir como sobreviver no mundo moderno e o que fazer para cair novamente nas graças de Zeus. O problema é que isso não vai ser tão fácil. Apolo tem inimigos para todos os gostos: deuses, monstros e até mortais. Com a ajuda de Meg McCaffrey, uma semideusa sem-teto e maltrapilha, e Percy Jackson, ele chega ao Acampamento Meio-Sangue em busca de ajuda, mas acaba se deparando com ainda mais problemas. Vários semideuses estão desaparecidos e o Oráculo de Delfos, a fonte de profecias, está na mais completa escuridão. 

Agora, o ex-deus terá que solucionar esses mistérios, recuperar o oráculo e, mais importante, voltar a ser o imortal belo e gracioso que todos amam.


Olá pessoal!
Hoje eu vim falar desse novo livro do Rick Riordan para vocês, já deu pra perceber que eu estou me alimentando dos livros dele né? Porque as últimas resenhas, só deu ele hahaha.
O motivo disso é porque fiz uma maratona com seus livros, então depois que acabei Heróis do Olimpo, eu já engatei nesse pra não perder o fio da meada.

Bom, vamos à resenha!
Eu gostei muito desse livro, depois que você lê um pouco do Rick, você percebe que ele tem um padrão, heróis semideuses que precisam completar alguma missão e salvar o mundo, o que não é de todo ruim, já que ele o faz de formas diferentes.
A maior diferença nesse livro é justamente o personagem, todo o ponto de vista muda, se antes tínhamos o ponto de vista dos filhos que são esquecidos pelos pais deuses, agora temos o ponto de vista de um deus que se transforma em um mero mortal, sem poderes, sem privilégios e com a mente limitada de um ser humano.
O Apolo é incrível, ele é um personagem muito carismático, e as comparações que ele faz do mundo moderno com o mundo antigo, são as melhores sacadas da vida. Porém, ele também é egoísta, egocêntrico e extremamente carente de atenção, o que nos é mostrado de forma bem clara quando ele fala de sua vida como um deus.
O que eu mais gostei nesse livro é como o autor aborda essa nova perspectiva, estando do outro lado, Apolo começa a enxergar como é a vida de um ser humano e de um semideus, que antes ele tanto desprezava. Todas as suas convicções são postas à prova agora. 
Ver a relação dele com os filhos é muito legal também, as pessoas que ele nunca ligou antes, agora são as que estão ajudando-o a completar suas provações e, quem sabe, voltar a ser um deus.
Falando em provações, Rick Riordan se supera a cada livro com as ameaças ao mundo, um novo inimigo está aqui na terra e ele precisa ser detido, o legal desse inimigo é que ele esteve presente em todos os outros livros sem que ninguém se desse conta, colocá-los agora sob os holofotes foi uma grande reviravolta que o autor fez, e isso me agradou muito.
Esse primeiro livro é bem leve, foi só o começo da apresentação de como será a estória daqui em diante, o autor fez um bom retorno ao mundo dos deuses gregos, tendo um ótimo gancho entre O Sangue do Olimpo e esse, o que facilita na hora de ler e faz jus às suas obras anteriores. Claro que isso não indica que você precisa ler os livros anteriores, existem algumas referências, mas são pequenas e não interferem diretamente na estória, mas se você souber o que aconteceu antes, cria um clima mais gostoso na leitura.

Essas foram as impressões que eu tive do livro, mais alguém ai já leu? Comenta aqui o que você achou.
A gente se vê no próximo post :*

You May Also Like

20 comentários

  1. SOCORRRRRROOOOOOOOO APOLINDO!! KKKKKKKK Estou super ansiosa pra terminar de ler esse livro - Tudo bem que estou apenas no capitulo 6, mas já conta como alguma coisa, né? Terminei outros 2 livros do Rick Riordan esse ano, e li os 3... como vou chamar, aqueles crossovers entre os personagens de Percy Jackson e de As Crônicas dos Kane. E falando nisso, já que você está na onda dos livros do Tio Rick, está na hora de ler As Crônicas dos Kane pra poder shippar a Sadie e o Anúbis comigo, senhorita Lorraina!
    Beijos Ju!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk claro que conta como alguma coisa, mas leia logo!
      Está MUITO na hora mesmo, na verdade já passou da hora né? :P

      Excluir
  2. Cara, você é uma alien, eu comecei a criar perguntas ao ler a resenha e você foi me respondendo tudo! Creeeedo, to com medo kkkk você me faz ter vontade de ler todos os livros do Rick, mas sou tão enrolada que ainda não li nem o primeiro de PJ, afee, vergonha de mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lendo sua mente desde 1995 HAHAHAHAHA
      Você precisa ler logo, só acho <3

      Excluir
    2. Eu ainda não tinha nascido desse ano, sua velha!

      Excluir
  3. Não sou muito fã de livros assim, mas você faz parecer interessante!

    bjos
    www.causoseprosas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nunca li nada do autor, mas realmente dá pra notar um padrão nas obras dele. E é isso que me impede de lê-lo, já que é um tema que eu tenho zero interesse. Mas essa série em especial parece bem divertida, já tinha lido outras resenhas sobre. Um Deus vivendo como humano não deve ser nada fácil hahaha. Ótima resenha, beijos!


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, esse padrão pode fazer você se apaixonar por ele ou simplesmente odiar, aí vai do gosto né?
      Ela é bem divertida mesmo, pelo menos até agora hahahaha

      Obrigada
      beijos

      Excluir
  5. Acredita que nunca li nadinha desse autor? Nada mesmo.Já li diversas resenhas onde as pessoas se dizem muito fã dessa série, mas eu particularmente não gosto nem um pouco desse livros haha Ótima resenha.
    Beijos.
    http://www.livrofilia.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não tenta dar uma chance? Leia um livro, pode ser que acabe gostado, ou não hahahaha

      Obrigada
      beijos

      Excluir
  6. Então o principal é o Apolo, mas o que acontece com os personagens de heróis do Olimpo? São citados?

    Abraços.

    naciadelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o personagem principal é o Apolo <3
      São citados sim, inclusive o Percy Jackson faz uma pequena participação no livro, ainda é muito cedo para dizer, mas pela leitura do livro, pelo menos um dos personagens de Heróis do Olimpo vai ser importantíssimo para ajudar o Apolo.
      mas não posso dizer qual é... Segredo de estado :x

      Excluir
  7. MEU DEUS MEU DEUS MEU DEUS!
    EU TO LOOOOOOOOOUCA por esse livro! Apolo era meu deus preferido, uma história com ele sendo o personagem principal, vai ser ótimo *--*
    Adorei a resenha, disse tudo sem dar nenhum spoiler! Amei!
    Beijos ;*

    It's Geekly | @wendyfaquim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Apolo é o deus mais quente e perfeito da história dos deuses, simplesmente perfeito <3

      Awwwwn, obrigada <3
      Beijoos

      Excluir
  8. Meeeeu Pai amadoooo eu não aguento mais ficar nesse mundo sem ler nenhuma obra do tio Rick!!! Você acredita que eu cheguei a sonhar com esses livros, esses dias?? Sonhei que tinha TODOS eles (os do Percy, os heróis do Olimpo...), enfim, agora leio mais uma resenha dessa, só confirmando que preciso logo acabar minha pós e embarcar nessa onde de ler tudo do Rick hahaha
    Adorei a resenha, maravilhosa!
    Beijos
    Tamara
    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahaha esses sonhos.. parecem profecias viu? Vai na fé e se joga \o/

      Obrigada *-*
      beijos.

      Excluir
  9. Oláá
    Amo a escrita de Rick Riordan! ♥♥♥
    Sobre esse livro... É a primeira resenha que leio,mas já tô convencida de que preciso ler!
    Bjoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elo!
      Ele é muito bom né? É muito leve, super gostoso de ler.
      hahahaha que bom que te convenci *-*

      Beijos

      Excluir
  10. Eu sou fã do tio Rick, ainda pretendo ter todos os livros dele publicados aqui no Brasil <3
    Estou louca querendo esse livro, tenho lido várias coisas positivas sobre ele!

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥