Desculpe o transtorno, preciso falar sobre o Peter

by - segunda-feira, setembro 26, 2016

resenha-peter-pan
ISBN-13: 9788537811535
ISBN-10: 853781153X
Ano: 2014
Editora: Zahar


Olá pessoal!
Calma, não precisa fugir, eu não vou falar de nenhum ex namorado da minha vida, esse texto ainda é uma resenha, mas senti uma necessidade muito grande de dar um título diferente para ela, porque esse livro me marcou de uma forma completamente diferente do que eu imaginaria.
Obviamente você deve conhecer o Peter Pan, aquele menino que nunca cresce, que um dia fez parte da nossa infância e que hoje está presente só nos sonhos bons que a gente tem na vida, resquícios de um tempo gostoso quando todos éramos crianças.
Imaginei que eu conhecia absolutamente tudo sobre esse menino, até eu ler o seu livro e descobrir que eu sou adulta demais para conhecê-lo por inteiro.
A história claro, representada diversas vezes no cinema, televisão, peças de teatro e contada ao pé da cama antes de dormirmos, é de conhecimento público, e esse eu acredito que todos conheçam, mas o verdadeiro Peter, esse só os inocentes conhecem de verdade.
Eu gostaria de ter lido esse livro em algumas fases diferentes da vida, assim como fiz com O pequeno Príncipe, infelizmente só aconteceu agora, o que não foi de todo ruim.
Eu imaginei que, por conhecer sua história previamente, o livro iria ser um eterno "já conheço" para mim, mas mesmo assim eu me surpreendi, existem muitos acontecimentos diferentes dos filmes que eu já tinha visto.
É extremamente difícil sentar aqui na frente do computador e tentar escrever algo sobre aquilo que a maioria já conhece, então em vez de falar da história, eu vou falar do personagem, o que pra mim foi o ponto alto do livro.
O Peter Pan é muito mais do que apenas um menino que nunca cresce e nunca irá crescer, ele é a representação da pureza mais simples que existe na vida porque é aquela que não tem consciência da sua existência. É aquele personagem que é e não sabe, que faz e não mede, que vive e não sobrevive.
Obviamente que isso não faz dele um personagem inocente, muito pelo contrário, ele é maldoso, egoísta, ciumento, sente raiva, ódio, e tudo de ruim e de bom que você possa imaginar. Mas a cada sentimento, você consegue perceber que eles são vividos e sentidos na sua forma mais primitiva. Talvez você me entenda melhor se eu te der como exemplo um bebê, que chora ao cair no chão, mas que de repente se distrai brincando e já está rindo, e nem ao menos se lembra de que estava chorando alguns minutos antes. Ou seja, todos os seus sentimentos são vividos intensamente até o momento em que eles acabam e se transformam em outro sentimento e tirando a lembrança do anterior. Essa característica é tão inocente, que é até difícil para conseguir entender a facilidade e a obviedade da sua existência.
Definitivamente é um livro que eu recomendo a leitura, mesmo que, como eu, você já conheça a história, vale a pena. De uma forma ou de outra o Peter vai te surpreender.
Hoje eu acho que estou adulta demais para acreditar em qualquer coisa que os livros de contos possam me falar, mas acho que nunca vou ser adulta o suficiente para parar de dizer que: eu acredito em fadas, acredito, acredito.

Espero que tenham gostado da resenha pessoal, essa foi um pouquinho diferente, mas o Peter merece hahaha.
Deixa aqui nos comentários o que vocês acharam e a gente se vê no próximo post :*

assinatura-lor-hora-da-leitura

You May Also Like

20 comentários

  1. SOCORRO! Não é só porque você é minha melhor amiga, mas acredito que essa foi uma das melhores resenhas que já li. Eu geralmente não gosto de ler resenhas, porque ou eu já sei que vou gostar do livro ou não pela sinopse, me entende? Mas acho que é um pouco diferente de quando ou você já leu, ou como você disse, se já conhecemos a história por causo de um filme. Eu nunca li, mas sempre tive vontade, pelo filme e por Once Upon A Time, mas acho que o jeito como falou do Peter, acaba por cutucar na nossa mente, que sempre tem um pouco mais pra conhecer sobre a história :)
    Adorei, tá de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai meu Deus! Você não pode falar uma coisa dessas e sair assim me deixando com lágrima nos olhos. Muito obrigada Jubs. Te amo <3

      Excluir
    2. HAHAHA, você sabe que falo e saio correndo KKKKKKKKKK Você não chora por pouca coisa Lor kkkkk Nada, nada. Te amo, Cherry <3

      Excluir
  2. Oláá Lor
    Nossa, que resenha e análise mais linda sobre Peter Pan...
    Realmente é um personagem muito subestimado e sua resenha com certeza desconstrói isso!
    ARRASOU
    Bjoos

    ResponderExcluir
  3. Ai, eu queria curtir esse lance de conto de fadas, mas não consigo. Nunca tive paciência nem para assistir filmes do tipo, ou seja, nunca vi Peter Pan, nem quando era menor hahaha. Mas não tiro o mérito das mensagens que ele pode passar, por isso entendo quando elogiam. E que capa linda é essa? Amei!!

    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkk que pena que nunca assistiu, quem sabe um dia? :D
      Obrigada <3
      É maravilhosa né? A Zahar lança essas edições de bolso de luxo que me matam de amor <3

      Excluir
  4. Amei o texto <3 é tipo eu com Alice no país das maravilhas kkkkkkk
    Fiquei bem interessada em ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada <3
      Eu já li Alice, na faculdade (já deu pra perceber que eu adoro ler livros atrasada né?) eu não gostei muito, mas acho que foi por causa da edição e porque foi leitura obrigatória, então pretendo dar uma chance para ela mais uma vez hahaha
      Espero que leia e se apaixone :*

      Excluir
  5. Gostei bastante de como você conduziu essa resenha, Lor. Ficou muito original e sincera!
    Eu tenho um pé atrás com Peter Pan justamente porque não vejo ele como um personagem do "bem"... Rs. Quando eu era criança achava o máximo o desenho da Disney e o amava! Quando cresci, passei a enxergar Peter Pan com outros olhos e esse lado maldoso, egoísta e ciumento acabaram me afastando do personagem.
    Talvez eu possa dar a ele um "terceira" chance mais tarde, não é? Rs.
    OBS: Essa capa é maravilhosa!!!

    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Prit <3
      Sim, eu também tinha essa concepção, principalmente por causa dos filmes, então foi muito bom conhecer de verdade esse personagem.
      Ah, tomara, e se der, espero que goste bastante.
      Beijoos :*

      Excluir
  6. Eu voto por resenhas sempre assiiiiiiiim! ♥♥
    guriiiia, lacrou na resenha!
    eu nunca li o livro, só vi os filmes mesmo, vou procurar para ler
    achei incrivel tua resenha e teu ponto de vista sobre o personagem, pois mais do que um personagem, ele representa o que nós nunca deveríamos deixar de ter: a pureza de ser criança, de sonhar, se divertir, ir em busca de nossos sonhos, sem nos importarmos com o que os outros vão pensar...
    Peter Pan é semelhante ao Pequeno Príncipe, tem todo um significado por trás da história! ♥
    ta de parabéns pela resenha! ♥
    beeeeeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opaa! Obrigada Tanise <3
      Exatamente! Peter pan mostra pra gente que é gostoso ser criança e faz a gente desejar ser criança pra sempre! hahahaha
      Pequeno Príncipe é outro que mora no meu coração <3

      beijoos :*

      Excluir
  7. Olá, Lô

    Parabéns pela resenha. Adorei a condução, principalmente na parte em que você fala das mudanças repentinas de sentimentos que o Peter tem, sua comparação com um bebê foi excelente, é bem assim mesmo!!

    ResponderExcluir
  8. Oi, oi ♥
    Moçaaaaa eu AMEI sua resenha!
    Eu não sou muito ligada na história do Peter Pan, mas como você já assisti aos filmes. Maaaas, sua resenha me fez ter muuuuita vontade de ler o livro e sentir todas essas coisas que você disse.
    AMEI♥

    um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!

      Obrigada Paloma *-*
      Espero que você leia e se apaixone como eu <3

      beijoos :*

      Excluir
  9. oi tudo bem?
    eu conheço a história do Peter, pelo filme , ainda não li nada dele.
    mas a forma que escreveu sobre o personagem só aumentou a minha curiosidade,
    quero ler pra ontem, adorei beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!
      Espero que você leia e se apaixone também <3
      Obrigada linda <3

      Beijoos :*

      Excluir
  10. Infelizmente até agora só assisti o filme. Tento muita vontade de ler o livro, mas só vou ler quando comprar essa edição da Zahar. Até lá, vou ficar com o filme.

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥