E-book vs. Livro Físico

15:00

Olá pessoal!
Hoje resolvemos abordar esse assunto que nunca acaba e que não sai mais da cabeça de todos quando falamos de livros e tecnologia. Confere a seguir a listinha que a gente fez do que achamos de cada um deles em algumas características essenciais para gente.


Mobilidade


Com certeza o livro virtual ganha nessa, afinal, com apenas um aparelho (seja ele celular, tablet, kindle ou notebook) você consegue armazenar uma quantidade imensa de livros para poder ler durante uma viagem ou no pequeno trajeto da casa pro trabalho, mas isso sem pesar a sua bolsa, pois a quantidade não interfere aqui, enquanto os livros pesam de acordo com a quantidade de páginas, imagina carregar Sob a Redoma, por exemplo, todos os dias na sua bolsa porque não quer deixar de ler em qualquer minuto que tiver disponível? É um pouco sacrificante para a coluna.

Duração da Leitura



Nesse quesito o livro físico possui muito mais vantagem, porque você pode ler por horas a fio sem se preocupar com absolutamente nada a não ser avançar na leitura, enquanto que com um aparelho eletrônico, é preciso estar sempre pensando na bateria, quanto tempo ainda tem disponível, etc., isso atrapalha um pouco na hora de ler, porque se você se distrai: ele desliga na sua frente e se você se preocupa muito: não parece ser uma leitura muito proveitosa.

Preço


Os livros virtuais estão ganhando esse espaço no mercado também por possuírem preços mais acessíveis, muitas vezes até mesmo de graça, já que não possuem o custo de impressão, encapamento e transporte como os livros físicos, sem contar que ele está disponível para você em todos os seus dispositivos que possuam o mesmo aplicativo. O que é algo bem triste, os preços dos livros no Brasil são absurdamente altos por causa de todos os impostos que devem ser pagos para que ele seja produzido.

Experiência de Leitura



Particularmente, esse é o quesito que define o porque eu sempre vou apoiar a existência dos livros físicos, não existe nada melhor do que a sensação do livro na sua mão durante a leitura, ou sentir aquele cheirinho de livro novo quando você acaba de chegar da livraria, até mesmo virar as páginas é legal porque você consegue ter dimensão do quanto você leu e quanto falta pra acabar, claro que nos livros virtuais você consegue ver a quantidade de páginas lidas em um total, mas não existe sensação melhor de fechar um livro e medir o quanto falta pra chegar no tão esperado final.

Privacidade


Nesse ponto o livro virtual tem inúmeras vantagens, se você estiver lendo no ônibus, por exemplo, vai parecer que está apenas mexendo no celular ou fazendo qualquer outra coisa no seu tablet, sem que as pessoas ao seu redor saibam o conteúdo esse vale para os leitores de 50 Tons de Cinza :P, enquanto no livro físico a capa do livro está a mostra para qualquer um que preste um pouco mais de atenção.

Decoração



Livros físicos, com toda certeza. Não existe nada mais lindo do que ter uma estante cheia de livros, com títulos de vários autores e que mostre suas preferências literárias, sem contar que eles são ótimos na decoração, infelizmente com os livros virtuais isso não é possível, eles ficam apenas ali na telinha do seu aparelho, e não tem aquele charme como os livros físicos.

Nós, aqui do Hora da Leitura, temos uma preferência pessoal pelos livros físicos por eles serem mais gostosos de ler e mais proveitosos, mas isso não significa que abominamos os livros virtuais, muito pelo contrário, eles podem ser muito úteis. Mas e vocês, qual a preferência pessoal de vocês? Deixem aqui nos comentários. Até o próximo post.

assinatura-equipe-hora-da-leitura

22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

4 comentários

  1. olá tudo bem?

    faço das suas palavras as minhas, quando você explica em experiencia de
    litura, não tem nada melhor dos que ter os livros físicos. eu tenho pouquíssimos digitais e em PDF, normalmente quando quero ler muito um livro, leio em PDF, mas sempre compro e leio ele novamente. Mas para as pessoas que não consegue se desgrudar do celular, Kindle é uma boa opção, nesse mundo onde a litura não é tão valorizada,
    se ler pelo menos no celular já está bom, o que não vale é ficar sem ler. adorei o post.

    Taynara Mello | Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, contanto que esteja lendo, vai ser bom de qualquer forma AHSUAHSUASHAU Obrigada Taynara ;*

      Excluir
  2. Adoro posts sobre E-books, só que já vou logo discordando no quesito duração de leitura, pois depois que comecei a ler os livros tanto pelo celular quanto no meu kindle, a leitura fluiu bem mais do que em livros físicos. E além disso o celular não gasta tanta bateria para leitura quanto se mexer na internet, e o kindle tem a bateria para durar semanas. Nos outros pontos eu concordo. Mas discordo novamente na escolha da preferência da leitura, pois nos últimos anos prefiro ler por e-book. Adorei o post :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUSAUSHAU Você é conhecida por ler no kindle, não conta Ju. Mas entendemos, cada um prefere ler da sua forma. Contanto que esteja lendo \o/

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥