Livros e Trilhas Sonoras

by - sábado, outubro 22, 2016

livros-e-trilhas-sonoras-musica
Não importa se você lê em silêncio ou se tem aquele fone amigo na hora da leitura, mas não tem jeito, sempre tem uma banda ou uma música específica que te leva para aquele universo de algum livro que você leu e que combina com alguma parte dele. Hoje a gente trouxe essas músicas e livros que parecem par perfeito.

Thinking out Loud (Ed Sheeran) - Mr. Darcy e Elizabeth Bennet (Orgulho e Preconceito, Jane Austen)



Quem não acha a história de amor do Darcy e da Elizabeth digna de um Oscar? É aquele tipo de amor que é construído nos bastidores da própria história e quando ele aparece de fato como principal foco da trama, ele ganha o coração e a torcida de todos. Se você ainda não conferiu essa história seja no livro ou no filme, e você ama essa música do nosso Edinho, fica a dica pra conferir esse romance de pertinho.

Angels (Within Temptation) - Kalona e Zoey (House of Night, P.C Cast e Kristin Cast)



O personagem do Kalona aparece no 4º livro da série e eu posso reler esse livro milhares de vezes que sempre penso nessa música. Ela retrata diretamente a relação entre ele e a Zoey, pelo restante dos livros. Within Temptation é minha banda favorita, e se você é desses que gosta de ler escutando música, experimente com essa combinação digna de queijo com goiabada.

Lost Stars (Adam Levine) - Alaska (Quem e Você Alaska?, John Green)



Essa música tem uma letra muito forte e é exatamente dessa forma que o John Green nos apresenta essa personagem, mas por trás de toda essa fortaleza a Alaska é frágil e sensível e essa seria na minha opinião a melhor música de despedida dela, especialmente quando ele diz "Don't you dare let our best memories bring you sorrow" ("Não ouse deixar que nossas melhores lembranças te tragam sofrimento"). Enfim, muitas emoções ler esse livro ao som dessa música.

Maps (Maroon 5) - Juliette e Warner (Estilhaça-me, Tahereh Mafi)



De novo o lindo do Adam Levine comparecendo nessa lista, e com uma música que tem um clipe muito triste, mas que possui uma letra que pode ser interpretada de várias formas. Essa música me lembra esses personagens pela característica forte de eles estarem sempre procurando um ao outro, e ao mesmo tempo fugindo de todas as sensações que um causa ao outro. Eles são um antítese muito gostosa de ler e apaixonante. Ler o livro com a música pode soar destoante, então minha dica é: leia todos os livros e depois pense nos personagens ao escutar a música, se encaixa perfeitamente.

Obs.: Não coloquei o clipe oficial da música por ele não combinar com a comparação.

Human (The Killers) - Jogos Vorazes (Suzanne Collins)



Esse e outro exemplo do "não combina com o livro, mas combina com um conceito do livro". The Killers simplesmente arrasou nessa música é uma das minhas favoritas deles e ela possui a mesma discussão que a Suzanne Collins abordou na sua trilogia: até onde vão os atos humanos? A frase mais marcante da música é "Are we human? Or are we dancer?" ("Somos humanos? Ou somos fantoches?"). Vale muito a pena escutar essa música ao terminar a leitura da trilogia.

Overnight (Parachute) - Cidades de Papel (John Green)



Essa música não combina com um personagem, mas com a obra inteira e pode ser ouvida junto porque combina perfeitamente. Ela é tão animada e harmoniza diretamente com a cena pós formatura, que eles pegam o carro e fazem aquela viagem e também com a cena que a Margo e o Quentin fazem aquele tour pela cidade se vingando do namorado dela. A música é tão leve quanto a escrita do John Green, ou seja, muito amor envolvido.

Shake It Off (Taylor Swift) - Não se Apega Não (Isabela Freitas)



Acho que nem tem muito o que explicar nessa né? O título do livro e da música já combinam por si só, e é exatamente isso, não se apegar e deixar pra lá. Isabela Freitas escreveu um livro incrível sobre superação pós relacionamento e a Taylor Swift uma música perfeita pra não se importar com nada nem ninguém além de você. Uma misturinha perfeita dessas duas.

E ai pessoal, o que acharam dessa combinação de música e literatura? Vocês costumam fazer essa ligação? Compartilha pra gente suas experiências com esses dois mundos aqui nos comentários. Até a próxima.

assinatura-lor-hora-da-leitura

You May Also Like

39 comentários

  1. Adoreeei o post *-* Muitas das música eu já conhecia, mas a maioria dos livros comentados eu não li ainda, então não posso confirmar nada KKKKKKKKK Quero mais posts desse tipo!

    ResponderExcluir
  2. Amei demaisssss, conheço alguns livros e músicas da lista ! Fiquei interessada em alguns livros, com certeza vou procurar !! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Menina e se eu disser que não consigo ouvir música e ler junto?! Me sinto muito estranha por isso.
    Mas se tiver uma música tocando eu me desligou dos dois é vira um balaio de gato hahah
    Mas eu amei o post e as sugestões <3
    Parabéns pelo ótimo post e sucesso!
    Beijinhoss

    www.segredosdajuhcosta.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahaha eu te entendo, existem livros que eu não consigo ouvir música enquanto leio também, são raros, mas... kkkkk
      Obrigada *-*

      Beijoos

      Excluir
  4. Conheço todas as músicas mas nem todos os livros... O livro "Quem é você Alaska?" está na minha listinha pra ler, mas ainda não consegui começar... Eu AMO a música que você escolheu pra ele, e acho que super combina com o filme mesmo dela (o "Mesmo se nada der certo") mas agora fiquei curiosa pra saber se combinaria mais com o livro que vc escolheu haha <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem é Você Alaska? é o meu livro favorito do John Green, super, super, super recomendo. Eu sou apaixonada por esse filme <3
      Combina, juro hahahahahaha

      Excluir
  5. Indicou músicas do Ed Sheeran? Já gostei! Eu amo as músicas do ed, já ouvi essa de maroon, mas as outras nunca tinha ouvido. As músicas do Ed são lindas, mas confesso que essa que tu indicou tou meio enjoada de tanto ouvir ela kk, mas não deixa de ser linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ed Sheeran <3
      Não deixa né? Ed é só amor <3

      Excluir
  6. Ameeiii ...
    Eu só consigo ler ouvindo musica, tenho horror a silencio rs
    Fiquei interessada pelos livros, amei mesmo rs

    bjokas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livro e música é tudo de bom né? <3
      Obrigada linda <3

      Excluir
  7. Que post maravilhoso! Eu conheço todos as músicas, mas infelizmente não conheço todos os livros. Na verdade sou bem chata para leitura, na maioria das vezes não me arrisco ler alguns gêneros diferentes do que gosto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que não menina? Se joga, pode se surpreender (de forma positiva, claro) hahahaah

      Obrigada <3

      Excluir
  8. Amei a ideia do seu post! As combinações de trilha sonora e o livro ficaram perfeitas, é uma ótima forma de estimular a imaginação durante a leitura e com certeza vou fazer também!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh, que ótimo!
      manda pra gente quando fizer <3
      Obrigada <3

      Excluir
  9. Amo livros e músicas, mas separados. Não consigo fazer a mesma coisa ao mesmo tempo rsrsrsrs. Mas amei as dicas. bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um problema, ou eu leio ou eu ouço a música. Mas amo ter na minha playlist trilha sonora dos filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, isso sim, trilhas sonoras de filmes são <3

      Excluir
  11. Eu costumo ler escutando música e sempre acho que bandas nórdicas combinam com minhas leituras. Cara, fiquei curiosa com a relação entre Within Temptation e o livro citado. Acho que vou ter que ler. ehehe.
    Beijo e adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também!
      Bandas nórdicas estão na paixão aqui viu? Within Temptation é minha banda favorita da vida <3
      Leia sim, é bem legal!

      Obrigada
      Beijoos <3

      Excluir
  12. Nossa que post criativo, nunca tinha visto algo assim hahaha Esse ano eu to bem afastada de livros por conta da correria, espero que ano que vem seja mais tranquilo.. Vou tentar ler e escutar música pra ver se acostumo rsrsrs
    Adorei as combinações :D Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou torcer!
      Sim, é bom porque cria uma atmosfera diferente para o livro sabe? Você automaticamente começa a fazer relações, é muito gostoso!

      Obrigada
      Beijoos

      Excluir
  13. Eu associo tanto música com filme que eu tenho uma coluna no blog só pra isso hahhahaha
    Gente, amei ver ali Estilhaça-me ♥
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que maravilha! Fazer essa misturinha é tão bom né?
      Estilhaça-me <3

      Beijos

      Excluir
  14. Só sei que essa seleção me trouxe uma nostalgia enorme.. ain senhor, to sensível, meu coração!!! A primeira música entao.. ela é linda demais.. o que é a vida sem música, não é mesmo?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk essa banda é o meu xodó <3
      Música deixa tudo melhor né? <3

      Excluir
  15. Ai, meu Deus. Péssima ideia analisar a letra de Lost Stars no momento que me encontro, quase chorei aqui, é linda demais, mas acaba comigo hahaha. Acho que Shake it Off realmente combina com o Não se Apega Não... Já os outros, não posso opinar, já que não li hahaha.


    ourbravenewblog.weebly.com

    ResponderExcluir
  16. Adorei esse post! Amo ler ouvindo música!
    Super concordo com você na comparação da música Maps em Juliete e Warner, e amo essa trilogia ❤ hahaha

    www.ironiadascapas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tambéeeem!
      Obrigada <3
      Eu também amo muito, essa trilogia é muito amor <3

      Excluir
  17. Que post incrível, adorei. Não conheço todos os livros, mas amei <33
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
  18. Uaaaaaau! Arrasou nas combinações hahah Lost Stars realmente tem tudo a ver com a Alasca e eu nunca pensei nisso!! Adorei♥

    Um beijo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
  19. Adoreeeei *--* Ed Sheeran, The Killers, Maroon 5. Eu não conheço nenhum dos livros, mas se essas músicas se encaixam com a história ou personagem, então devem ser maravilhosos *--*
    Destaque especia para Não se Apega Não e Shake It Off, perfeito! NJOASNJOAS

    Amei o post *-*
    Beijos,
    Wendy | It's Geekly

    ResponderExcluir
  20. Within Temptation hino da vidaaaa hahaha
    Só música maravilhosa, amei <3

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
  21. Nossa, Lo!!!! Que post legal!!!! Adorei a ideia de unir duas coisas tão maravilhosas quanto a literatura e a musica! Alguns livros dessa lista eu ainda não tive o prazer de ler, mas quando tiver a oportunidade é claro que vou me lembrar da trilha sonora que você preparou! Rs.
    um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
  22. Lor, que post MARAVILHOSO! Parabéns! Eu não costumo ler livros ouvindo música, normalmente ouço música enquanto estudo (vai entender rsrs), mas vale muito a pena pensar nas música depois de ler as histórias. Parabéns mesmo pelo post! Muito legal perceber sua sensibilidade ao encontrar as músicas que combinam com os livros e os momentos deles :D Parabéns mesmo!
    Beijos
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥