Resenha: Asylum

by - segunda-feira, outubro 03, 2016

resenha-asylum-capa
ISBN-13: 9788576837442
ISBN-10: 8576837447
Ano: 2014 / Páginas: 336
Editora: V&R Editoras
Classificação: 4/5

Olá pessoal!
Hoje eu to aqui para falar de um livro muito legal que li recentemente. Como se não bastasse eu ter um monte de livro pra ler em casa, que estão ganhando teia de aranha na estante, um amigo resolveu me indicar e me emprestar esse livro. Então eu li. E adorei!
O livro conta a história de Dan, que está no último ano do ensino médio e que resolve fazer um curso preparatório e experimental no verão para a faculdade, ele poderia ter aula de diversas matérias e teria um pequeno gostinho de como seria a faculdade. Lá ele conhece duas pessoas, Abby e Jordan, que se tornam seus amigos. Tudo isso seria maravilhoso, se o dormitório não ficasse em um manicômio que fora fechado há anos atrás e se eles não resolvessem ficar tentando dar uma de turma do Scooby-Doo por aí, descobrindo que possuem mais em comum com o local do que eles pensavam. Diversas pessoas da cidade querem que o local seja demolido, porém, ninguém tem um motivo aparente a não ser que o local é estranho e bizarro.
resenha-asylum-lombada
Eu gostei muito da história do livro, a autora traz uma premissa bem conhecida de uma forma bem diferente, locais mal assombrados e bizarros é algo extremamente comum em histórias de terror e suspense. O que eu realmente senti falta nesse livro foi do terror, ele tem um teor sombrio, claro, mas não assusta e não se aprofunda nessa parte, o que me deixou um pouco desapontada, porque eu esperava morrer de medo lendo.
O personagem principal é um tanto quanto estranho, muitas vezes ele toma atitudes e pensa as coisas que não são explicadas para a gente o porquê. Ele é adotado, possui lapsos de memória e alguns problemas psicológicos, mas nada disso é muito abordado e acaba ficando muito solto na história, sem se conectar com o que acontece atualmente no livro. 
Bom, os personagens em geral são muito mal abordados, é extremamente difícil você explicar uma atitude de algum personagem porque você não tem um embasamento muito bom, e isso dificulta muito na hora de você se conectar com cada um deles.
O livro possui duas continuações - ele é o primeiro de uma trilogia - então eu espero que essa falta de aprofundamento dos personagens seja só uma forma da autora abordar isso nos próximos livros.
Outra coisa que me incomodou um pouco na hora da leitura foi a falta de aproveitamento da própria história que a autora estava nos apresentando, muita coisa ficou solta e mal explicada, mas, como disse, pode ser a intenção dela já que tem outros dois livros.
Um ponto muito positivo e muito legal do livro foi a edição, eles utilizaram fotomontagens criadas por um estúdio baseada em imagens reais de manicômios, o que cria todo o aspecto sombrio que falei ali em cima. Eu gosto muito quando a história tem esse tipo de recurso, porque dá uma vida diferente para o livro.
resenha-asylum-livro
No todo, eu gostei muito do livro, esses aspectos me incomodaram, mas não me fizeram desgostar dele, tanto que eu li em dois dias porque estava extremamente ansiosa para saber como ia ser o final e o que estava de fato acontecendo.
Eu recomendo a leitura sem muito expectativa no terror, porque não tem. Mas se quiser ler uma boa história de suspense vale bastante a pena.

Alguém ai já leu esse livro? Conta aqui nos comentários o que achou.
A gente se vê no próximo post :*
assinatura-lor-hora-da-leitura

You May Also Like

17 comentários

  1. Ao mesmo tempo você dever estar pulando de alegria por não ter quase nada de terror. Ainda me lembro muito bem do dia que assistimos The Roommate e você estava se cagando, e isso que é apenas um filme de suspense KKKKKKKKKKKKKKK. Eu já tinha visto o booktuber Victor Almeida do canal Geek Freak falando desse livro, e ele gostou, mas acho que disse o mesmo que você, sobre a falta de terror. Que bom que tenha gostado mesmo assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUSHUAH Sim, eu odeio terror, mas se o livro me promete terror, então me encha de medo por favor :P
      Sim sim, apesar disso, eu gostei bastante, talvez se eu tivesse me assustado muito, eu não iria gostar (será?)

      Excluir
    2. HUAHSUAHSUHAUSHAUSHAUSHUAH Sim, eu odeio terror, mas se o livro me promete terror, então me encha de medo por favor :P
      Sim sim, apesar disso, eu gostei bastante, talvez se eu tivesse me assustado muito, eu não iria gostar (será?)

      Excluir
  2. Eu até queria ler esse livro, por conta de alguns detalhes, eu desisti. OK, basicamente foi porque vendem como terror, mas nem é hahhahah
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe da promoção 5 Anos de Além da Contracapa
    Participe da promoção Halloween Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkk né? Foi uma das coisas que em decepcionou, mas mesmo assim, é muito bom, estou ansiosa para ler a continuação e saber o que a autora aprontou

      Beijoos

      Excluir
  3. Oiie!
    Adorei a capa desse livro, mas só de saber do tema já bateu um medinho hahaha
    Gostei muuuito da sua resenha <3
    Um beijoo,
    Paloma
    surewehaveablog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláa!
      A capa é sensacional né?
      Olha, eu sou muito medrosa e não senti medo, juro, então acho que você pode encarar sem medo kkkkkkk

      Obrigada <3
      Beijoos

      Excluir
  4. Que pena não ser tão profundo em termos de terror, mas mesmo assim fiquei curiosa com a premissa. Apesar de ser algo já muito visto, eu nunca li nada do tipo. Mas os pontos que você citou como negativos também me incomodariam, então provavelmente não lerei agora... E meu Deus, dormir onde já foi um manicômio? Provavelmente não hahaha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, eu sou medrosa, mas queria sentir medo. Mas não teve kkkkkk
      Os personagens me irritaram um pouquinho, mas não conseguiram estragar o livro (ainda bem)
      Não é? Que gente doida, eu desistiria no minuto que soubesse isso hahahaahahahhaha

      Excluir
  5. Primeiramente eu amei a capa e o fato de ter imagens dentro!
    Não conhecia o livro, confesso que a história em si não me atraiu muito mas talvez seja aquele tipo de obra que joga todas as peças do quebra cabeça de uma vez só no para nos próximos livros começar a montar e conseguir prender nossa atenção, se for isso, vale muito a pena!

    leiturasdebrain.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro livros que tem imagens, isso cria um aspecto muito bom na hora da leitura, parece que fica mais real né?
      Sim, é o que eu estou pensando também, então pretendo ler o próximo livro e contar aqui pra vocês, espero que a autora não me decepcione hahahahaha

      Excluir
  6. Já tinha me interessado pelo livro por causa da capa um pouco assustadora, agora quero mais ainda ler, ótima resenha :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahahaha espero que você goste flor.

      Obrigada <3

      Excluir
  7. oi tudo bem?

    Não curto terror, mas esse entra na lista, por não ser de terror de "verdade "kkk.
    outra item também que me chamou atenção foi as imagens dentro do livro e claro essa capa que está maravilhosa, adorei a resenha beijos

    Taynara MEllo | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, não é terror de verdade kkkkkk
      As fotos são maravilhosas <3

      Obrigada <3
      Beijoos

      Excluir
  8. Ai, Lô!!!! Os pontos negativos me deixaram mais assustada do que o livro em si! Hehehehe. Acho que vou esperar você ler a serie toda pra colocar ele na minha listinha (ou não! Rs). Não gosto de pontas soltas, coisas mal resolvidas e personagens mal desenvolvidos... Se melhorar nos próximos avise, plis! Rs
    Um xêro.

    www.umadoseparaomeudia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkkk esses autores que nem sabem o que é terror de verdade né? Assustam a gente sem o próprio terror :P

      Okay, pode deixar que eu vou ler e conto pra vocês como a série está seguindo.

      Beijoos

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥