Como sair de uma "crise de leitura"

by - terça-feira, novembro 01, 2016

Olá gente, venho aqui hoje para ajudar vocês a saírem dessa coisa horripilante que é a "crise de leitura". 
Esse é o nome que vou dar, apesar de rolar alguns debates como deveria ser chamado ressaca? essa é o mais perto da tradução literal que vocês devem conhecer por: slump reading.
Essa crise é a pior coisa que pode acontecer para um leitor, você se encontra lá, desejando ler um livro, chega a olhar para sua bela estante e pensar "hmm, qual será que eu deveria ler agora... e nada".
Particularmente, estou passando por esse momento após um ano relativamente bom de leitura, então enquanto tento ajudar vocês que estão passando pelo mesmo vou tentar seguir algumas das minhas próprias dicas.
Vamos nessa? 

                           

1) Leia.

Parece meio óbvio, mas não tem nada que funcione mais comigo do que o simples fato de pegar um livro e ler. Sabemos como a crise da leitura funciona, você não consegue ler de jeito nenhum. Mas comigo, se eu pegar um livro e simplesmente ler acaba funcionando depois de um tempo. Vou demorar mais tempo do que costumo lendo um livro, mas uma hora a preguiça vai embora.

2) Tente ler um livro sem continuação.

Os livros da Stephanie Perkins e Rainbow Rowell são os melhores para mim nessas horas. Eles são curtos, fofos, tem um começo, meio e um fim satisfatório no meio de tantas sagas em andamento que eu estou lendo.


3) Re-ler.

Essa é uma boa tática, pegue um livro que você sabe que amou e que vai sempre amar, que já sabe de tudo e apenas releia ele. O bom humor que seu livro favorito vai te deixar acabará te fazendo sair dessa preguiça já pronto para outros livros.

4) Ler com alguém.

Essa costuma funcionar também, chame um amigo - pode até ser um que esteja com o mesmo problema que você - e marquem de ler um livro, tantos capítulos por dia. Comecem bem devagar e vão aumentando conforme a empolgação de estar debatendo o livro um com o outro vai dar a vocês e logo... Parabéns, você saiu da crise.

5) Organizar seus livros.

Qual é. Já gostamos de ter uma desculpa para reorganizar os livros pela milésima vez em uma semana, então porque não ter uma desculpa válida? Organizar seus livros vai lhe dar aquela sensação de prazer, vai te fazer lembrar de leituras antigas e de todos os outros milhões de livros que você ainda tem para ler... E tchadã, você quer muito ler esse livro. Só acabe de arrumar todos antes.

6) Faça uma meta.

Algo que também funciona, vamos juntar um pouco com a primeira dica. Pra começar, escolha um livro de uma saga que você já tem todos os livros e só leu o primeiro - todos sabemos que você tem esse livro -, ou escolha o último livro daquela trilogia que você ainda não leu... E comece a brigar com você mesma dizendo que precisa acabar esses livros até tal data... Acredite. Brigar com você mesma ajuda.

7) Dê um tempo.

Se nenhuma das dicas anteriores funcionar para você, dê um tempo. Não tem nada como ficar um tempo sem ler para lhe dar saudades de ler. Você só precisa respirar um pouco e fazer outras coisas nesse momento, entendemos, logo logo vai sentir a necessidade de ler uma tonelada de livros em um fim de semana e você saberá que já saiu daquela crise.

8) Procure ajuda.

Sem gozação, se nenhuma dessas dicas te ajudarem. Procurem ajuda. Ok. Brincadeira. No entanto, quando se encontrar com preguiça para ler. Leia resenhas. Pergunte a amigos quais livros eles estão lendo agora, vem aqui no blog e leia esse post de como sair da crise de leitura ou recomendações de livros. Estamos aqui para ajudar os leitores ávidos como a gente.


E então pessoal, que acharam? Ajudei vocês? Sei que ajudei a mim, vou largar essa preguiça e ler um livro logo.

Até a próxima, pessoal ;*





You May Also Like

38 comentários

  1. Eu meio que estava nessa fase - que pra mim é ressaca literária mesmo - antes de começar Amante Finalmente da Diva J. R. Ward, mas pra passar eu reli alguns livros anteriores da saga, e to nas últimas páginas finalmente! Outra coisa é esperar, nessa época eu to muito viciada em assistir séries, eu só assisto o que quero e preciso, até que fique enjoada e volte a ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHSAUSHAUSHAU Me ajuda então Ju, porque... HAUSHAUSHA

      Excluir
  2. Eu estava nesta vibe também, mas desde que comecei a ler o Vendedor de Sonhos, estou extremamente apaixonada por ele. E já estou até fazendo planos para o próximo livro da fila. HAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem horas que achamos aquele que é o certo né? AHSUAHSAUHSUA

      Excluir
  3. MENINA! Eu tava precisando mesmo de um post assim! Tem vários livros guardados aqui e sempre enrolo. Já cheguei a começar a ler um, mas não passei do primeiro capítulo. Não sei o que está acontecendo, tem me dado uma preguiça danada de ler livros :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. YEAH! Que bom que vai te ajudar. Mas acontece com os melhores, força que chegamos lá HAUSHAUSHAU

      Excluir
  4. Uma meta para a minha leitura é uma ótima ideia, a um tempinho atrás eu lia sem parar e depois acabei deixando um pouquinho de lado mas achei um ótimo momento para voltar a me dedicar ! Adorei o post, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Metas sempre são boas, que bom que ajudamos ;*

      Excluir
  5. Estou em crise de leitura. E nunca tinha pensado em ler um livro sem continuação. Eu tenho o grande problema de sempre querer um livro com continuação. Seu post veio bem a calhar com essas dicas...adorei.

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas <3 Vieram em uma ótima hora! Estou com dois livros ótimos para ler (um deles é da Rainbow Rowell, inclusive haha) e simplesmente não consigo ler mais nada :/ Pego, leio umas páginas e... NADA! Vou tentar e volto aqui para comentar os resultados <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudou Larissa. Nossa, super recomendo os livros dela. Vai te ajudar bastante. Me conte se deu certo ta? ;*

      Excluir
  7. Eu costumo ler um livro por mês portanto isso não acontece muito comigo,mas suas dicas são ótimas,deveria ser tipo um guia,porque realmente isso é maravilhsoso.Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHSUAHSUAHSUAHSUA Que bom que gostou Rafaela ;* E obrigada.

      Excluir
  8. Acho tão fascinante quem tem o hábito de leitura assim. Não tive incentivo algum quando criança para ler, vim descobrir o gosto pelos livros, depois de velha (haja). Hoje leio, não tanto quando gostaria, pois é difícil de me apegar a gêneros que não estou acostumada, mas aos poucos tenho lido mais. PPR isso ainda não passei por nenhuma crise de leitura rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você só precisa encontrar o seu ritmo, ou vai ver seu gosto é mesmo gosto por todos então nunca vai passar por essa crise. Comemora HAUSHAUSA ;*

      Excluir
  9. Eu estava assim! haha eu começava um livro e nunca conseguia terminar, ai estipulei a meta de ler o máximo de livros que conseguisse nesse ano e comecei por titulos que estava louca para ler e já consegui ler quase 5 livros só nesse ano, sem contar os livros para o curso! haha Ótimas dicas <3

    Beijos,

    www.rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você já saiu de sua crise Lolla, se retornar para ela, aparece nesse post HAUSHAUSHAU E obrigada.
      ;*

      Excluir
  10. eu estou assim esse ano, não consigo mais ler, sempre paro no meio do livro, amei as dicas, vamos ver se funcionam comigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que as dicas tenham lhe ajudado ;*

      Excluir
  11. Eu geralmente enumero os livros que quero ler, eu faço uma lista. Mas o que vocês citaram nessa crise que ajuda muito e ler livros sem continuação, fica mais fácil quando bater essa bad literária rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Menina, eu estou nessa fase! Argh, odeio odeio e odeio! Mas estou me forçando a ler, como sempre faço e espero que funcione porque tenho muitos, mas MUITOS, livros pra ler. Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah. Que gosta Júlia? Um porre né? Tomara que funcione para você ;*

      Excluir
  13. Adorei as dicas! Passei por essa ''ressaca'' esse ano, e só melhorei mês passado. O que funciona comigo é ler também, hahaha. Quando eu leio, conheço novas histórias, me apego a novos personagens, e acabo retomando o ritmo normal de leitura.
    Um big beijo,
    Ana do http://primaverasinesqueciveis.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Essa normalmente dá certo comigo, só preciso tomar coragem HASUAHSUA ;*

      Excluir
  14. Finalmente vim no pc e já tou seguindo você ;)
    Confesso que crise de leitura nunca aconteceu comigo, O que tem vindo a acontecer é pouco tempo para ler, o que me deixa bastante triste, uma vez que sempre fui uma devoradora de livros e agora não consigo ser... enfim, de um momento para o outro tudo muda né?
    BeijinhoBom
    Paula Cardoso
    Magia nas Palavras ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Awwwn. Obrigada.
      E que bom que a crise de leitura não lhe pegou HAUSHASUAHUSA Super entendo #pormaistempopara ler :*

      Excluir
  15. Menina, preciso disso. Eu começo a ler e quando eu percebo, parei no terceiro capitulo e fiquei. Estou presa em 2 livros faz meses, como lidar? Preciso ler urgentemente. Irei usar todas as suas dicas. Beijos
    www.missmundo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HASUAHSUAHSUA Vai correndo usar essas dicas. Tomara que ajude ;*

      Excluir
  16. Eu era apaixonada em ler livros, eu lia vários livros no mês. Sabe aquela pessoa que tem a carteirinha da biblioteca cheia. Sim esta era eu. Mas de uns tempos para cá, ler esta ficando difícil. Com suas dicas vou tentar retornar a leitura. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ASHAUSHAUSHAUS Super entendo, mas tomara que essas dicas te ajudem :*

      Excluir
  17. Menina, eu passo por isso as vezes. Tem horas que dá preguiça de ler qualquer coisa, mas pra mim funciona o Da um tempo, logo logo volto ao normal haha.
    Parabéns pelo post, tenho certeza que já ajudou bastante gente :*
    Beijos e Sucesso.

    http://ospaposfemininos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAUSHAUSHAUSHAUS Cada um com a sua dica né? Espero que ajude ;*

      Excluir
  18. Pois que a gente sempre acha que é única vivendo essas crises e é bom saber que não estou sozinha.
    Muito obrigada pelas dicas, sei que serão providenciais para mim!!!!
    Depois quando puderem, deem uma passada no meu blog. Serão muito bem vindas!
    http://passoudasonze.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, não está AUSAHSUAHSUA Tomara que elas te ajudem. Vamos dar uma passadinha lá mesmo :*

      Excluir
  19. Encantada com o blog. è tão maravilhoso encontrar pessoas que compartilhem o mesmo amor que você.
    Parabéns meninas!!!
    Enrolados

    ResponderExcluir
  20. Infelizmente as crises de leitura acontece me tantas vezes. Mas com estas dicas vou tentar lutar contra essas crises. 😉 Beijo bom.

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥