Entrevista Nova Autora Parceira: Alana Gabriela

17:41


Olá gente, como estão? Viemos hoje, muito empolgadas, contar para vocês uma nova parceria nossa. Com uma autora. Estamos ou não estamos muito empolgadas? Estamos!
De qualquer forma, nada melhor do que começar uma nova parceria com uma entrevista leve, com perguntas caprichadas para conhecer nossa nossa parceira. Vamos nessa?

Vamos começar nos aquecendo com um joguinho de perguntas rápidas. 


1) Escrever com café ou chá?


Alana: Nenhum dos dois ahaha. Não gosto de café e muito menos de chá.


2) Lugar favorito para escrever?


Alana: Na cama.


3) Vilão ou mocinho?


Alana: Depende do vilão, mas na maioria dos casos o vilão é um personagem mais interessante então os prefiro de certo modo.


4) Livro grande ou livro pequeno?


Alana: Depende, se for uma boa estória...


5) Favorito cantor, banda ou grupo para escutar enquanto escreve.

Alana: Escuto vários cantores favoritos, só favoritos mesmo, quando escrevo, porque sempre me inspiro. Todos são indie: Tom Odell, Birdy e Kodaline.

Bom, agora que nos aquecemos, vamos para as perguntas de verdade. Preparada? Começar!


1) Vamos começar de forma simples, o que te fez começar a escrever? Nos conte um pouco sobre seu percusso até ser a escritora que é hoje.


Não tenho plena certeza do que me fez começar a escrever. Lembro que confeccionei a minha primeira estória, escrevi e até fiz colagem. Sei que na segunda vez que propriamente escrevi, muitos anos depois, comecei a fazê-lo porque queria resgatar algumas estórias antigas que eu tinha guardado. Invariavelmente minha veia sempre foi artística, desde o campo artesanal e musical até o ramo da escrita. Eu simplesmente queria escrever e não pensava em mim mesma como uma escritora, às vezes até hoje nem penso, esqueço-me ahaha. Eu acho que o que me levou a escrever foi simplesmente para contar histórias. 


2) Você tem muitos livros, de vários gêneros diferentes. Qual a coisa mais difícil passar de um gênero para outro? E a mais fácil?


Não acho que é difícil passar de um gênero para outro. Pelo menos, eu não tenha essa dificuldade. Posso dizer, porém, que um romance jovem adulto é muito mais fácil de escrever do que uma fantasia, pois requer muito mais estudo e minucia no campo que você quer abordar. Sempre estudo mais para livros de fantasia ou suspense ou histórico do que para romances. E o tempo que demoro se reflete nisso. Apesar de eu ter demorado um mês para escrever uma fantasia, levo menos tempo para escrever um romance, por exemplo. E acredito que isso também tem a ver com a inspiração.

Costumo dizer que não escrevo gêneros, e sim histórias, por isso consigo escrever de forma mais fluída. 


3) Falando em gêneros, se pudesse escolher só um, qual escolheria e porquê?


Fantasia. Eu adoro high fantasy. Se eu pudesse lia tantos quanto possível. Gosto de castelos e princesas e todas aquelas coisas mágicas de um mundo novo e diferente.



4) Qual a parte mais difícil de ser uma autora?


Eu sou muito tímida, então ser autora independente é difícil para mim porque tenho de estar me divulgando e sou péssima nisso. Tenho vergonha de fazê-lo. Costumo dizer que eu sei escrever, mas anunciar para as pessoas é um grande problema


5) Você claramente ama escrever, não somente seus livros, mas também com um blog. Qual a maior dificuldade entre gerenciar os dois?


A dificuldade que eu tenho é porque gosto de muitas coisas: escrever, cantar, ler, tocar, criar capas, e, acredite ou não, mexer no HTML. Não faço design e nem entendo nada disso, mas eu amo mexer no HTML do blog e às vezes perco muito tempo na frente do PC, – sou meio descontrolada HAHA - com dor nas costas e tals. Mas gosto de fazer posts intrínsecos que incite os leitores de alguma forma.     


6) As capas de seus livros parecem ter o tom perfeito para o conteúdo dentro deles. Até onde você participa da escolha ou da formação das capas? E as edições dos livros, tudo feito por você ou tem uma ajudinha extra?


Como disse acima, eu faço capas. Adoro fazer capas. Tem livros que eu nem comecei a escrever, só tenho a ideia planejada, mas já tenho a capa pronta ahahaa. Sempre penso no core/main das minhas estórias, então fica mais fácil desenvolver porque tudo está na minha cabeça. Mas sou indecisa e às vezes faço muitas capas, então conto com a ajuda de leitores para opinar sobre. Também edito da melhor forma que consigo o miolo, porque gosto de ler arquivos eBooks com qualidade e não creio que um leitor apreciaria ler um livro em formato A4 com fonte New Times e com sérios problemas na parte interna. Sou perfeccionista e muitas vezes quando estou escrevendo já vou editando o livro porque fica aprazível a mim que escrevo e fica ao leitor também. Gosto de mexer nesses trens. Quando vou na livraria a primeira coisa que faço é olhar a capa, depois abrir o miolo para ver se a fonte é de qualidade e só então leio as orelhas e sinopse. Sou meio anormal. 


7) Chegamos ao fim, Alana. Até agora suas respostas tem sido mais do que perfeitas e honestas e podemos te conhecer um pouco mais. Só mais uma pergunta. Qual dica você daria para as pessoas que também desejam se tornar autores e autoras?


Sou péssima nisso também. Você já deve ter percebido que não sou uma autora normal ahahah. Mas enfim, gosto de analisar o que fiz e aprendi ao longo do (curto) período de tempo que venho escrevendo – três anos para ser mais precisa – e percebi uma coisa. Acredito que para escrever bem, em primeiro lugar, você deve ler muito, tipo, muito mesmo. E depois escrever, escrever, escrever, corrigir, escrever, corrigir, escrever, corrigir, escrever de novo e de novo. Até você quase se esgotar.

Bom gente, essa é nossa parceira e autora Alana Gabriela, pudemos conhecer um pouquinho mais dela e em breve vamos trazer resenhas de seus livros que estamos mais do que ansiosas para poder começar. Desejarem conhecer mais da Alana, corram lá para o blog dela e vamos fazer dessa parceria uma amizade duradora ;)


22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

1 comentários

  1. HAHAHA, parabéns as duas. Espero poder ler algumas resenhas em breve :)

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥