O que faz um livro ser bom?

14:30


Olá gente, como estão?Vim aqui hoje, não para julgar, mas para tentar entender que pontos são necessários para fazer de um livro bom. Vou avisando que não vou falar sobre gostos (fantasia, romance, aventuras e etc), vou falar sobre coisas essenciais que um livro precisa ter na minha opinião e vocês podem me dizer se concordam ou não, certo?
Vamos nessa.

1 - Uma boa escrita.


É um tanto obvio, mas um livro precisa ter uma boa escrita para funcionar e aqui eu me refiro não somente a uma escrita contagiosa ou nada disso. Afinal, cada escritor tem sua forma diferente de escrever. Eu falo aqui sobre todo o resto. Um livro para ser bom precisa para começo de conversa ser entendido pelo leitor. 
Uma escrita boa é aquela que te faça entender, as vezes o escritor, por estar escrevendo, tem em sua mente uma cena toda plantada e ele passa para o papel exatamente da mesma forma que está em sua mente e a verdade é: O leitor não está em sua mente. Eu devo admitir que as vezes tenho esse problema e é por essa razão que tenho várias amigas maravilhosas que sempre me ajudam.

2 - Personagens variados.


Quem quer ler um livro onde todos os personagens são bons, doces e amáveis? Ou que todos são super fodas, cabeça dura e teimosos? Não tem graça. Um bom livro precisa ter todo tipo de personagem, todo tipo de personalidade para criar todo tipo de relacionamento. Tudo bem se você tem dois personagens fofos e amorosos, mas coloque um outro personagem encrenqueiro para ver as confusões que darão. O livro vai ficar muito mais incrível e variado.

3 - Plot.


Seja contemporâneo, aventura, fantasia, suspense, policial... Seja qual for o gênero. O livro precisa ter um bom plot. Ou seja, o que faz o livro se mover? Qual o grande enredo? O casal foi separado quando pequenos e se reencontram? Um rei tirano quer destruir o mundo? A melhor amiga da protagonista é morta e não se sabe por quem? O livro precisa ter um foco, uma razão para os leitores estarem acompanhando e seguindo os passos daqueles personagens, porque somente personagens conversando sobre o tempo, não vai dar muito certo.

4 - Sub-plots.


Vocês viram em cima o que é plot, agora falaremos sobre os pequenos plots ao redor do livro. 
Sabe aquele romance entre um guerreiro e sua protegida enquanto correm para proteger o seu reino do rei tirado? Ou aquela garota que ninguém gosta que apareceu bem quando o casal fica junto e ops, ela sequestrou a melhor amiga da protagonista e usa o namorado da amiga para confundir o casal. Um livro não pode ter apenas "O rei tirano quer destruir o mundo", porque se não, o que aconteceria até o grande final onde os heróis forem acabar com ele? Um livro precisa de mais para manter ele andando.
Agora, por favor, um sub plot precisa ter conexão com o que está acontecendo. Se o seu livro é focado no romance de um casal, não coloque um sub plot de um alien que apareceu na terra para encontrar uma pedra preciosa que ele perdeu e acabou se apaixonando... Ai é outro livro completamente diferente. 

5 - Organização.


Como falei lá em cima, o leitor precisa entender o livro. E organização é uma parte essencial, se o livro começa alguns anos atrás antes dos acontecimentos que vão mover o livro: ele tem que deixar claro que aquilo é no passado. Um livro precisa ser claro - exceto se o foco por criar suspense ou mistério -, o leitor não tem que adivinhar as coisas porque perde metade do prazer. A organização precisa estar presente do começo ao fim, tanto na ordem dos acontecimentos como no desenvolvimento do livro.

Por hoje é só pessoal, era para eu fazer um texto, mas acabou saindo algumas dicas para os futuros autores ai fora. Que acharam? Deveria fazer outros desses?

Até a próxima, pessoal ;*

22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

10 comentários

  1. SOCORRO, AMEI O POST, E É TUDO MUITO VERDADE!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, realmente nunca parei p pensar sobre isso, mas vc está certa esses itens fazem toda a diferença em um livro e nós motivam a querer continuar e leitura ou não.

    ResponderExcluir
  3. Estes itens faz toda diferença, o que faz um livro ser bom também é a maneira como idealizamos o personagem e como queremos continuar "seguindo" ele.
    Adorei seu post, diferente.

    alana zoz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, com certeza. Que bom que gostou ;)

      Excluir
  4. Otimas dicas e concordo com vc! Esses itens que você citou fazem toda diferença na hora da leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Gente, eu não saberia explicar certinho como vc rsrs mas pra mim, livro bom é aquele que a história anda e que tem muita ação, caso contrário fico com preguiça de ler rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SHAUSHASUA Exatamente, total certeza. Que bom que pude ajudar ;)

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥