Resenha: A Abadia de Northanger, Jane Austen

by - segunda-feira, fevereiro 13, 2017


Olá pessoal! Como vocês estão?
Hoje eu to aqui para poder falar sobre o livro A Abadia de Northanger da maravilhosa: Jane Austen. Eu coloquei esse livro como meta desse ano, então estou extremamente feliz por ter finalmente lido.
Antes de eu iniciar essa resenha, preciso contar pra vocês a minha saga com esse livro, eu comprei esse livro em 2013, com o meu primeiro salário, mas nunca consegui me dedicar a ele, eu começava, parava, ficava travada, ai largava ele e me aventurava por outro livro, mas nesse ano eu decidi que eu não poderia mais ficar protelando, 4 anos se passarem e estava mais do que na hora de eu tirar o atraso e ler logo esse livro. E eu finalmente consegui!
Preciso contar pra vocês que eu sou a louca dos clássicos, tudo o que é clássico me fascina e eu quero ler todos os que existem no mundo, porém eu travo muito com esse tipo de leitura, então foi uma vitória pessoal quando eu li esse livro em apenas uma semana, por favor comemorem comigo! hahaha
Ok, sem mais enrolação, vamos à resenha.

Jane Austen nos apresenta Catherine Morland, a heroína de seu livro, heroína sim pois o que seria de um romance sem uma, não é mesmo?
Catherine é uma moça um tanto diferente, seus dotes não incluem pintar, cantar ou tocar algum instrumento, ela gosta de passar as tardes caminhando ao ar livre e ler romances.



A aventura da nossa heroína começa quando ela vai passar algumas semanas em Bath com um casal de amigos de seus pais, lá ela conhece Isabella Thorpe e suas tardes ganham um significado muito maior por ter uma amiga em quem confiar e uma companheira para discutir os romances.
Depois de quase 6 semanas em Bath, com muitas idas ao teatros, cafés da manhã ao ar livre e festas, a vida de Catherine toma um rumo completamente diferente quando conhece o Sr. Tilney e sua família; sua irmã, Srta. Tilney a convida então para que ela vá visitá-los em sua casa: a Abadia de Northanger. Para uma moça tão apaixonada por romance, conhecer uma abadia com todos os seus detalhes góticos e barrocos definitivamente leva Catherine nas alturas, a ponto dela mesma começar a confundir realidade com aquilo que só está presente nos seus livros.



Confusa com tudo o que está acontecendo diante dos seus olhos e dentro da sua mente, Catherine se vê vivendo o mesmo tipo de situação que as heroínas de seus livros de romance, num dos locais mais pitorescos e adequados, tudo estaria perfeito se ela não precisava voltar para sua casa e sua vida real.

O que eu mais gosto da Jane Austen é o seu estilo de escrita, uma romancista vivendo em pleno século XIX, era completamente mal vista pela sociedade, principalmente se ela criticasse essa mesma sociedade, e acreditem em mim quando eu digo que ela não era nem um pouco sutil.
Definitivamente Austen estava lá atrás criticando e lutando pelas mesmas coisas que hoje nós mulheres continuamos a lutar. Uma mulher à frente de seu tempo e que inspira até hoje. E não só demonstrando uma luta em relação aos direitos da mulher como também ao seu direito de se expressar e de poder ser boa naquilo que ela faz. Nesse livro em particular, por exemplo, Jane escreve um parágrafo sensacional sobre como o romance é banalizado por uma sociedade dominantemente masculina e que só considera algo digno de ser lido quando aborda temas políticos.



Definitivamente faz a gente pensar sobre os preconceitos literários que existem até hoje, aqui no blog nós abordamos o assunto quando se trata de mangás, mas não podemos esquecer que esse tipo de preconceito é muito maior.
Então pessoal, vamos apenas ler e sermos felizes ok? Ah, e não se esqueçam de ler esse livro, ele é bem pequeno e acho que é um ótimo jeito de conhecer um pouco da literatura inglesa de forma bem leve. Depois me contem o que acharam do livro tá?

Espero que vocês tenham gostado da resenha, a gente se vê no próximo post :*

You May Also Like

3 comentários

  1. Sou louca para ler esse livro! E eu estou apaixonada por essa edição <3
    Adorei a resenha e as fotos!

    Garota do 330

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendo, principalmente se ainda não leu nada da Austen. Essa edição é maravilhosa, capa dura e bilíngue! Ou seja, o melhor dos dois mundos kkkkkk
      Obrigada flor
      Beijos

      Excluir
  2. Sabe, que diferente de você não sou de ler clássicos. Mas eu lembro da dificuldade que você teve em ler esse livro, e muitas vezes quis enfiar esse livro na tua cara pra tomar vergonha e ler KKKKKKKKK
    Como a Vaneza do comentário acima disse, as fotos ficaram lindas!

    ResponderExcluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥