Crítica: O Lar para Crianças Peculiares [Filme]

13:42


Olá pessoal!
Como vocês sabem, eu sou extremamente fã da trilogia do Ransom Riggs, então quando eu soube que ia ter um filme, eu fiquei extremamente extasiada e feliz, porque eu finalmente ia assistir àquela maravilha na telinha. Quando eu descobri que o diretor ia ser o Tim Burton, fiquei mais feliz ainda, sou super fã do trabalho dele e confesso que fiquei esperando que ele chamasse Johnny Depp ou Helena Bonham Carter para o elenco :P.
Passou séculos desde que o filme lançou, mas não poderia deixar de vir aqui comentar minha opinião com vocês. 
Um tempinho atrás, aqui no blog, eu fiz um post falando sobre como precisamos tomar cuidado na hora de compararmos livros e filmes, já que ambos são tipos de artes diferentes e com desenvolvimentos diferentes, então eu não vou entrar no quesito quem é melhor ou pior por aqui, beleza?

Primeiramente gostaria de falar desse filme como um filme independente, sem pensar que ele é uma adaptação, porque se pensarmos assim, é possível ver muito potencial nele, o filme tem romance, ação, aventura, possui um ritmo legal de desenvolvimento e é completamente envolvente. O elenco foi muito bem escalado, os atores são sensacionais, eles se encaixaram perfeitamente dentro dos personagens e fizeram um trabalho magnífico. Asa Butterfield foi ótimo como Jacob ruim de mira, mas bom de qualquer forma hahaha.  As cenas de ação são perfeitas e fazem a gente roer as unhas de nervoso, sem contar que é possível rir e se divertir em diversas partes do filme. Eu gostei muito disso, porque é aquele tipo de filme que você assiste com a família e todo mundo sai falando bem e dizendo que gostou, então se você não leu o livro, se joga e se divirta que eu tenho certeza que você não vai se decepcionar.
Caso você não tenha lido o livro recomendo que pare nessa parte e pule para o final onde eu escrevo algo fofo e me despeço de você, e todo mundo sai feliz. Agora, se você leu, eu tenho algumas críticas sobre o desenvolvimento da história que eu preciso compartilhar com você.


Não, minha opinião sobre o filme não muda, eu ainda gosto dele e sei que ainda vou assistir muitas vezes, mas tiveram algumas coisas que me incomodaram muito ao longo do filme, a primeira delas é:

Por que raios o Tim Burton mudou a peculiaridade da personagem principal? Quando eu assisti aos trailers, eu ficava super confusa me perguntando onde estava a Emma, quando na verdade ela estava lá com a peculiaridade da Olive e a Olive com a peculiaridade dela. Não vi sentido algum nisso e isso me incomodou muito, tanto quanto colocarem a Annabeth morena em Percy Jackson quando um dos seus destaques era ser loira. Se ele colocou duas personagens com as duas peculiaridades, por que fazer essa troca? Muito desnecessário.
O segundo ponto e o mais importante é que: ele mudou o final. Sim, você leu direitinho. Eu não vou contar aqui como ele fez essa mudança, porque não quero dar spoiler para quem ainda não assistiu o filme, porém, posso adiantar que será completamente diferente do que você leu.
E esse é um ponto que me preocupa muito, porque ao mudar o final, consequentemente ele terá problemas para continuar a história em outros filmes. Se não houver nenhum filme depois, tudo bem, ele conseguiu dar um final aceitável, mas e se tiver? Como ele vai fazer para dar continuidade? Fica ai essa questão no ar.
O terceiro e também muito importante ponto é: o mundo peculiar foi extremamente abafado e diminuído, o filme fez parecer que os peculiares são apenas 1/4 do que eles são de verdade, consequentemente, diminuindo também a importância dos temidos vilões acólitos, no filme nós temos um grupo de 6 ou 7 pessoas, no máximo, e ele se resume a isso, quando na verdade a gente sabe que o grupo deles está pelo mundo inteiro. Isso me deixou um pouco chateada porque faz com que a gente não perceba a amplitude dos peculiares e da sua importância no mundo.
Quarto ponto: todos nós sabemos que o Jake é um peculiar, mas isso fica extremamente vago no filme, assim como fica vago no primeiro livro, os poderes dele só são muito bem explorados no terceiro livro, porém, caímos no problema do segundo ponto, se não houver nenhum filme depois então o personagem foi extremamente mal explorado e ele tinha muito mais potencial do que nos foi contado, e isso é bem triste quando você percebe tudo o que ele poderia ter sido no cinema e não foi.

Mais uma vez, preciso dizer que essas coisas não fizeram o filme ser ruim, apenas me incomodaram porque não tinham uma explicação para serem mudadas.

Bom, é isso pessoal, mais alguém assistiu esse filme? Conta pra mim aqui nos comentários o que achou. E você que ainda não viu? Tá esperando o que? Corre. 
Ah, e se quiser saber um pouco mais sobre a história desse livro, confere a resenha do primeiro e do segundo livro aqui no blog, e fica ligado aqui que em breve vai sair a resenha do terceiro.
A gente se vê no próximo post.

22 anos, estudante de publicidade e propaganda. Sou apaixonada por ler, por livros, por escrever. Meu maior sonho é ser uma autora.

22 anos, mãe, escreve nas horas vagas e está sempre acompanhada de um livro. Ler é sempre uma grande aventura.

You Might Also Like

2 comentários

  1. Cool, nem li o livro nem assisti ao filme. Minhas razões são:1 - No momento o gênero do livro não me anima tanto a ler; 2 - Não assisto tantos filmes (ou seja, uns 5 filmes ao máximo (prefiro séries)); 3 - O filme ainda não está no netflix E to com preguiça de buscar em outro lugar pra assistir online KKKKKKKKKKKKK . Adorei sua critica, e eu como você gosto de ver muito o filme como independente ao livro, pra não ter essas comparações meio ridículas. Mas achei totalmente válidas as suas preocupações quanto ao filme.

    OBS:"porque é aquele tipo de filme que você assiste com a família e todo mundo sai falando bem e dizendo que gostou," Então você realmente não conhece bem o seu tio Jandir, que reclama desde o final de HP, Jogos Vorazes até Esquadrão Suicida KKKKKKKKKKKKKKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu só acho que você deveria ler logo essa trilogia, acho que seria ótimo pra fazer você voltar a ler qualquer livro, não só os que está acostumada no momento. E quanto ao meu tio, se ele reclamasse do final desse filme, ele não estaria tão errado assim HUAHSUHAUSHAHH

      Excluir

Olá pessoal! Sejam bem vindos à nossa seção de comentários, a opinião de vocês é de extrema importância para nós e vamos adorar ler cada comentário, mas claro, nunca se esqueçam de que gentileza gera gentileza ♥